Blog - Um motor bem cuidado é um motor bem ‘azeitado’!

Um motor bem cuidado é um motor bem ‘azeitado’!

Um motor bem cuidado é um motor bem ‘azeitado’!

Não é para menos, a falta de uma simples troca de óleo é muito mais importante do que muita gente imagina. Uma lubrificação falha pode reduzir consideravelmente o desempenho do veículo, faze-lo consumir mais combustível ou até mesmo decretar o fim de vida útil do motor, o que levaria a um gasto com possível conserto a níveis gigantescos que podem chegar a custar mais que 50% do valor do veículo, ou seja, vale a pena se atentar com essas dicas e manter o ‘azeite’ nos níveis. 

Como medir o nível?

Vamos começar com o passo mais fácil, a checagem de nível. Com o motor frio, desligado e o veículo em algum lugar plano, procure então pela vareta que geralmente fica bem a frente do motor (parece um gancho, circulo ou qualquer formato que da vontade de puxar), retire do seu compartimento, limpe-o e recoloque no lugar. Agora remova-o e se atente em sua extremidade as marcações de MAX e MIN, onde o ideal que o óleo esteja o mais próximo de MAX. 

Se estiver muito abaixo do nível MAX e ainda o óleo esta dentro do prazo (veremos sobre prazo a seguir), você pode completar com óleo de mesma especificação, a marca não importa, contanto que seu desempenho e viscosidade sejam o mesmo. 

 

Quando trocar o óleo? 

O óleo deve ser trocado de acordo com o manual, seguindo a quilometragem máxima especificada, mas também deve ser observado o tempo de uso ou a validade do mesmo. Em geral o óleo deve ser trocado no máximo a cada ano mesmo que não tenha chego na quilometragem indicada no manual do proprietário.

O filtro, troco também ?

Se levar em consideração que o filtro é responsável em drenar todas as impurezas que poderiam ir para o motor, não vai nem sequer pensar muito quando for trocar o óleo. De que adiantaria um óleo novo e limpo passando por um filtro totalmente sujo? A velha história, vale muito mais a pena uma manutenção preventiva, com troca de óleo e filtro, do que posteriormente uma manutenção corretiva e cara, porque uma galeria acabou trancando com uma sujeira do velho filtro. Pense bem.

Fonte: FlatOut e QuatroRodas